São Paulo finalmente entra de vez na luta contra as sacolas plásticas. Desde o dia 25 de janeiro de 2012, está em vigor a Campanha pelo fim das sacolas nos estabelecimentos comerciais.
Alguns Estados estão na frente de São Paulo, há algum tempo, como é o caso de Minas Gerais, por exemplo. A verdade é que nunca é tarde para se tomar uma atitude.
As reações das pessoas são as mais variadas possíveis. Algumas ficaram super felizes, por que já vinham praticando o desuso das famosas sacolinhas. Outros aderiram numa boa. Outros reclamam muito. Outros ainda usam desculpas esfarrapadas para tentar invalidar a iniciativa.
Falam coisas do tipo:
- Como se isso fosse resolver;
- Deve ter interesse político por trás;
- Isso coisa dos ecochatos de plantão
E por aí vai!
O fato é que, de certa forma, uma atitude isolada não resolve todo o problema. Agora, se juntos adotarmos algumas práticas mais inteligentes em relação ao nosso meio urbano, muitos serão os benefícios. Desde a incidência de menos enchentes até a limpeza mais eficiente das nossas cidades.
Tirar os lixos das ruas e dos aterros sanitários traz inúmeros benefícios e principalmente melhora a qualidade de vida de todos nós.
Chegou o momento de sermos mais colaborativos e participativos na nossa comunidade.
É hora de ECOnciência Urbana!
Comece se informando como funciona, aí na sua comunidade:
- A coleta seletiva
- As estações de reciclagens
- As cooperativas de catadores
- etc.
Um pouco por dia. Cada um fazendo sua parte. Acho que dá!