quarta-feira, 29 de junho de 2011

Consumo Consciente



A cada dia que passa o impacto do consumo humano é maior para os recursos naturais disponíveis no nosso planeta. O aumento da renda em alguns países, aliado ao grande poder de consumo dos países desenvolvidos potencializa o desgaste destes recursos. Ou seja, precisamos, de forma urgente, criar hábitos de consumo mais conscientes. A mudança deverá começar em cada cidadão e não apenas depender de ações governamentais. 

Por isso, seguem algumas dicas simples de ações para que você participe deste dia de mobilização ambiental:
  • Água - Faça o uso consciente da água na sua casa, condomínio ou local de trabalho, evitando o desperdício deste recurso valiosíssimo. Você pode economizar na hora de sua higiene bucal, no banho, na limpeza da louça e principalmente evitando usar a água indevidamente.
  • Combustível - Priorize o transporte público, o uso compartilhado do carro (carona) e fazendo a pé os descolamentos no seu bairro. Priorize consumir itens do seu bairro. Use a bicicleta quando possível e otimize o uso do seu veículo.
  • Energia elétrica - Também proveniente de recursos naturais em muitos países deve ser utilizada com consciência. Uma das dicas é que jamais deixe luzes acesas em ambientes que não for utlizar. Dê preferência para a luz natural, quando possível e escolha lâmpadas econômicas em ambientes em que a iluminação é necessária por períodos mais longos. A regra é: O último que sair, literalmente, apague a luz!
  • Sacolas plásticas - Evite o uso de sacolas plásticas (mesmo as ditas recicláveis). Crie o hábito de ir às compras com as Ecobags. Todos os estabelecimentos comerciais de médio e grande porte já disponibilizam as suas. Compre e ande sempre com a sua. Para grandes volumes, use caixas dobráveis ou carrinhos de compra. As sacolas são as grandes vilãs do impacto ambiental. São quase meio século para que elas se deteriorem no meio ambiente.
  • Coleta seletiva e o lixo reciclável - Mobilize seus familiares, moradores do seu condomínio, do seu bairro, enfim, divulgue a coleta seletiva. Separe o lixo orgânico daquele que pode ser reciclado. Exija que as empresas em que você consome faça o mesmo. Você já pensou no impacto daquela sorveteria que vende sorvete a granel naqueles potes plásticos? Sabe para onde vai tudo aquilo? Para o lixo comum! Ligue 156 ou para a prefeitura local e informe-se como participar da coleta seletiva.
Logo daremos mais dicas de como participar deste dia muito especial!

A Terra é nossa e precisa de cada um de nós! Afinal, um mundo melhor é uma questão de atitude.

Junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário